sábado, 18 de outubro de 2008

RELATÓRIO FINAL


No início do curso "INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL", foi trabalhado uma técnica de reflexão que nos mostrou como estamos ligados por uma rede tecnológica a qual devemos tomar conhecimento e ciência de sua existência e utilização no nosso cotidiano.

Fora trabalhado leitura, pesquisa na Internet, discussão, produção de vários textos contendo reflexões pessoais. O curso de 40 horas foi dividido em duas partes: 20 horas presencial e 20 horas não-presencial. Nas horas presenciais, trabalhamos e integramos com o computador e, nesse trabalho em dupla, produzimos blogs, pasta individual no Linux 2.0, criamos conta gmail, fizemos conversão para TV mídia, downloads de vídeos do youtube, postagens de vídeos e links em textos de reflexão, adesão à comunidade Slideshare, Broffice Impres, Broffice Writer e outros.

Trabalhamos ainda apresentações de músicas com letras sobre tecnologia. Nas horas não-presenciais, trabalhamos textos com reflexão sobre o uso da tecnologia, proposta de uma aula com conteúdo para trabalhar em sala, postagem de um vídeo do youtube com comentário sobre o mesmo,leitura dos capítulos do material fornecido pelo MEC/SEED. Foram feitas postagens sobre expectativa do curso, definição de mídia e tecnologias, produção de textos de opinião sobre os vídeos "Fronteiras Digitais" e "Do sonho aos ares", questões sobre o poder da tecnologia, reflexão sobre o texto "A educação que desejamos", de José Moran, com referência bibliográfica de um slide para a divulgação do curso do Proinfo.

Fazendo este curso, descobri novos caminhos, com muitas dificuldades é claro, e modos de atuar que me favoreceram dialogar com a tecnologia e ter a interação de uma nova postura ao utilizar o computador como recurso para melhorar meu trabalho docente. Portanto, estou me sentindo uma "quase nativa digital".

Um comentário:

MARA CRTE-PROINFO INTEGRADO disse...

Elizabeth!
Parabéns pelo seu esforço!
Você conseguiu vencer todas as etapas do curso "Introdução à Educação Digital.
Um Grande abraço!
Maranilde